O poder das cores sobre nossa emoção e razão

Coressss

Se existe uma coisa que sempre acontece e poucas pessoas percebem ou sabem a real causa é a diferença de comportamento que temos em certos ambientes. Em alguns lugares, você ficamos eufóricos, felizes e animados. Por outro lado, em outros deles, ficamos relaxados, com sono, ou mesmo tristes. Na realidade, isso não é uma simples obra do acaso: é o resultado do trabalho de especialistas que estudam as impressões causadas pelas cores. Essas que são escolhidas a dedo para tingiriam paredes, objetos ou compor uma iluminação.

Logo, é  imprescindível para diferentes profissionais, principalmente para os do design e da moda, ou mesmo para o empreendedor, entender os diferentes comportamentos gerados pelas cores, uma vez que, através delas, o consumidor poderá se sentir mais ou menos atraído por um produto ou serviço.

Para te ajudar na tarefa de escolher a melhor cor para um projeto, compilei os principais efeitos de seis cores sobre o ser humano, com base no livro A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão, de Eva Heller.

As cores psicológicas

Infografico

As cores podem causar sensações específicas, como vimos, mas não se esqueça: apesar dos estudos sobre as cores, as impressões sobre elas passam sempre pelos filtros individual e cultural.  Ainda, seus efeitos sobre a razão e a emoção dependem das cores que estão próximas a elas.

Até a próxima!

Maju

Referência bibliográfica:

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução Maria Lúcia Lopes da Silva. 1 ed. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013.