08 dicas para facilitar a sua vida em trabalhos criativos

Muitas vezes nos nossos projetos temos bloqueios criativos e pequenas dificuldades técnicas.  Selecionamos para você 8 dicas que irão facilitar o desenvolvimento dos seus trabalhos e aperfeiçoa-los.

 

Dicas de Criatividade - Fb

 

1. Evite pré-julgamentos:

Nós carregamos preconcepções e o medo do fracasso,  o que acaba minando nossa criatividade. Diante de um desafio não existem ideias ruins. Boas soluções podem ser um resultado de combinações de ideias ou associações a partir do aparentemente improvável.

 

2. Planeje seu tempo e suas atividades:

Faça uma lista de tarefas, isso permite manter um foco maior e terminar com mais rapidez suas funções. Quando você relaciona suas obrigações e estabelece os seus prazos, você otimiza o gerenciamento do seu tempo, estabelecendo prioridades e dando conta das pendências.

 

3. Estimule sua criatividade:

Registrar suas ideias, criar mapas mentais e praticar o brainstorming mantem sua mente ativa. Estimular suas percepções é uma ótima inspiração. Seja ativo: crie seu arsenal de imagens como fonte de inspiração visual. Sites como Behance, Tumblr e Pinterest são cheios de referências das mais diferentes áreas. Materiais físicos também podem ser arquivos inspiradores: recortes de revistas, fotos e embalagens podem compor o acervo. 

 

4. Utilize a imagem no formato adequado:

PNG salva e comprimi imagens em alta definição sem reduzir a qualidade, possibilitando o uso para materiais impressos. Utilizado para salvar imagens de fundo transparente.

JPEG comprimi imagens, fotos e documentos que não exigem excelência em qualidade. Adequado para páginas da web e para envio com agilidade, pelo formato ser mais leve que o PNG. O JPEG é indicado para armazenamento e não para a edição de imagens.

SVG para imagens vetorizadas de alta qualidade, permitindo que você altere suas proporções sem perder a definição.

 

5. Explore as opções do Power Point:

Apesar de ser um software básico, o Power Point pode ser uma opção para quem não domina outros programas mais complexos, como Photoshop e Illustrator. No Power Point, você consegue recortar imagens, tornar o fundo transparente em uma ferramenta automática, editar modificando contraste, saturação ou utilizando efeitos prontos. O programa, quando bem explorado, pode render ótimos resultados.

 

6. Use o banco de imagens gratuitos:

Sites fornecem dezenas de gráficos vetoriais gratuitos que podem aprimorar seu trabalho. Ícones, backgrounds, efeitos, patterns e ilustrações são disponibilizados gratuitamente para download. Recomendamos o acervo do Freepik, Graphic Burger, Subtle Patterns e Psd Blast.

 

7. Baixe fontes:

Para um trabalho diferenciado, utilize fontes que sejam coerentes com o tema. Sites como o Dafont disponibilizam tipografias variadas e mais atuais do que as padrões pré instaladas. Algumas dicas de uso irão facilitar o seu trabalho: evite mais de três fontes em um mesmo documento, não escreva texto corrido em maiúsculo, mantenha títulos maiores que o corpo do texto e reserve as tipografias elaboradas para detalhes. Nossas sugestões: Fontfabric e também o Befonts.

 

8. RGB OU CMYK?

RGB é um sistema de cores por luz e CMYK é por pigmentos. Procure sempre enviar seus arquivos em CMYK, para que não sofram uma conversão automática das cores, causando uma grande diferença dos tons da tela para os posteriormente impressos.

 

Esperamos que as nossas dicas possam contribuir com os seus projetos criativos!

Beijos, Madu.