O3 Design :: Entrevista com Gabriel Inler

O design ainda enfrenta dificuldades. Em uma empresa, ele não é a primeira preocupação e, dentro de seus investimentos, ocupa uma pequena parcela. Mas que a verdade seja dita: a cara do produto ou serviço muda tudo.

No mês de outubro, recebemos na Universidade Gabriel Inler, fundador da O3 Design, que bateu um papo construtivo com a gente sobre branding, design e embalagens. Agora, liberamos para vocês um pouco do que foi falado. Fundada no ano de 2000, a O3 vem atuando com design de embalagens e ajudando seus clientes a ter grande retorno sobre seus investimentos.

Quer entender um pouco sobre por que o design é importante? Confira abaixo um pouco sobre a O3, o seu serviço e como o design pode definir o sucesso de qualquer negócio.

Qual a importância do Branding para um negócio?
O Branding é a forma de criar e desenvolver uma marca forte e reconhecida pelo mercado. Utilizando corretamente as técnicas de branding a empresa se beneficia de ter os seus produtos ou serviços mais facilmente lembrados, de criar uma relação de identidade com o seu público, de conseguir um posicionamento correto e de aumentar o brand equity, ou seja aumentar o valor das suas marcas. Desta forma aumenta o valor da própria empresa.

O que uma agência de embalagens faz? Que diferença faz ter uma embalagem coerente com a marca?
Uma agência de design de embalagens cria as embalagens adequadas para os produtos, de acordo com o seu público, o processo de embalamento, de acordo com o tipo de produto e buscando se diferenciar dos concorrentes. Um bom design de embalagem cria os diferencias necessários para se destacar no ponto de venda, para chamar a atenção do público apresentando da melhor forma possível o produto, os seus benefícios e atributos. Tudo isso deve estar sempre em coerência com a identidade da marca.

Qual foi o maior desafio para a O3 desde que iniciou sua atuação, nos anos 2000?
O maior desafio é mostrar para as empresas que utilizando um bom serviço de design conseguem ganhos expressivos nas suas vendas já que o design é inescapável, ou se faz bem ou se faz mal, mas não da para não fazer.

O visual de um produto define o seu sucesso no mercado? Se sim, por que?
O visual de um produto é fundamental para o seu sucesso. Determina a identificação com os seus consumidores, define a imagem de qualidade que o produto tem, facilita o entendimento por parte do usuário em como utilizar o produto, permite que se destaque da concorrência. A dimensão estética não é somente um aspecto cosmético e sim um valor que se agrega ao estar resolvida adequadamente.

Após o desenvolvimento de um produto, o projeto é enviado para a produção. É importante acompanhar este processo? Por que?
É de fundamental importância acompanhar a produção para evitar erros de interpretação do detalhamento técnico assim como para efetuar qualquer tipo de ajuste o correção que quem vai produzir precise já que existe uma grande dependência das tecnologias envolvidas e estas podem mudar de fabricante para fabricante.

Viu como as embalagens são determinantes? Assim como sua idealização dentro da agência de design, também é importante ficar atento com o processo de produção. Cobrar sempre do local em que ela está sendo produzida garante que o resultado final seja exatamente como o esperado.

Ficou curioso e quer conhecer o trabalho da O3 Design? Acesse https://o3design.com.br/

Espero que tenham gostado!

Beijos,

Maju