O recrutamento da sua empresa está no caminho certo?

Conhece aquele ditado “faça o que você ama e não terá que trabalhar um dia só na sua vida”? Ele é real e provavelmente ele está falando sobre pessoa que possuem fit cultural com a empresa na qual estão inseridos.

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, porém ele vem ganhando cada vez mais destaque nos processos seletivos, principalmente em empresas que buscam fortalecer a cultura organizacional e possuem uma gestão de pessoa bem desenvolvida.

Enfim, o que isso quer dizer? Fit cultural é uma expressão que busca alinhar os ideais do candidato com os da empresa onde está procurado uma vaga. Para entender melhor, vamos falar um pouco sobre cultura! Cultura organizacional é tudo que é visto e vivido dentro de uma organização. Ela engloba a forma de comunicação verbal e não verbal, o relacionamento entre colaboradores e líderes, a postura de mercado, os valores realmente vividos dentro da empresa – e não aqueles que estão colados na parede, porém não são vivenciados no dia a dia – entre outros. Uma empresa não possui cultura, ela é a cultura e por isso muitos a consideram a alma da empresa.

Organizações que entendem o valor da cultura organizacional fortalecida tendem a usar e falar muito em fit cultural. O que elas querem dizer é que buscam candidatos que possuam um estilo de vida semelhante ao da empresa, que acreditem no seu propósito, nos seus valores e na sua razão de existir e vão, por fim, trabalhar por um motivo muito maior do que receber o salário no final do mês. Elas estão buscando as pessoas certas para colocar no barco, pois como Jim Collins falou “Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são”.

Os benefícios de se conseguir candidatos com fit cultural são inúmeros e entre eles, colaboradores mais satisfeitos, uma vez que eles se reconhecem na maneira de agir da empresa, queda no turnover e maior produtividade. Essa característica vem roubando lugar até mesmo de um currículo bem elaborado, uma vez que candidatos muito capacitados em organizações com comportamentos opostos ao seus não vão se encaixar no dia-a-dia da empresa e nenhum dos lados ficará satisfeito.

Para atrair os candidatos certos e alinhados a essas expectativas, é necessária muita transparência da empresa sobre os valores e característica buscadas. Isso apenas irá gerar retrabalho e dispender esforço, uma vez que os candidatos selecionados a partir de valores e atitudes apenas idealizadas.

Na Inventório, nós buscamos pessoas que tenham brilho no olho, que gostem de pensar e agir fora da caixinha, que estejam sempre abertos para aprender e ensinar, que amem estar entre pessoas e sejam proativos. Todos os nossos valores convertem para que se torne possível viver nosso propósito dia após dia: transformar pessoas através de sonhos. Nossos clientes são nossa prioridade e maior fonte de energia para nossa transformação! Valorizamos muito o fit cultural e por isso falamos com muito orgulho que somos e sempre seremos Inventório.

Beijos,

Ana Beatriz Cesa.