Sua empresa tem um público-alvo definido?

Você sabe a importância de se ter um público-alvo bem definido em um projeto?

Na área do Design, uma das primeira coisas que fazemos, é estabelecer quem será o público- alvo. E o que é o público-alvo? Refere-se a um grupo característico de consumidores que compartilham de gostos e atitudes semelhantes.

Para se realizar um projeto, é fundamental que ele seja condizente com os interesses do público-alvo, isso acontece porque ao conhecer quem é, é possível atraí-lo e conquistá-lo para que o projeto será executado da melhor maneira. E nada disso é possível se o projeto não for feito com uma definição clara de quem é esse público.

Quanto maior o número de informações que se tem, maiores são as chances de ter um projeto eficiente, que vai atingir o público a qual esse projeto foi direcionado. E para diagnosticar esse público, realiza-se diversas pesquisas de características do mesmo, como, hábitos e atitudes de consumo, classe social, preferências, entre outras coisas.

No Design, uma ferramenta que é bastante utilizada é o Mapa de Empatia, permite que você descreva o perfil de uma pessoa hipotética, assim ajudando a estruturar melhor uma descrição coerente do consumidor.

 

Como montar o Mapa de Empatia:

 

  1. Escolher um nome e uma idade para o perfil hipotético, isso ajuda a criar uma maior proximidade com o personagem.
  2. Depois é só ir completando o mapa com a resposta de cada pergunta.

 

 

Depois de fazer esse mapa, você terá uma maior noção de quem será o seu público e isso facilitará para as próximas pesquisas que serão feitas e para a construção do projeto.

E ai? Entendeu a importância de definir um público-alvo? Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a Inventório EJDM. Podemos solucionar seu problema.

Beijos,

Heloisa Nunes.