Ergonomia do Produto

A ergonomia refere-se ás relações do usuário com o produto.  Procurando, a cima de tudo, formas de facilitar e melhorar o contado e a experiência dele com o mesmo.

Seja na área gráfica ou na área industrial é necessário ter uma grande preocupação em como usuário capta e utiliza as informações recebidas, bem como a forma como estas se adequam a diferentes usuários.

É também parte importante da ergonomia as interações do usuário com seu posto de trabalho. Por isso, atualmente muitas empresas tem dado atenção a questões da ergonomia no trabalho, por entenderem que isso aumenta o desempenho e a saúde dos funcionários, o que diretamente influencia os resultados da empresa.

Preocupa-se também como a segurança e otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial. Pensando em métodos para que uma tarefa possa ser realizada com o máximo de conforto, eficiência e segurança possível.

Cabe a ergonomia preocupar-se com questões como, cores, formas dimensões, ambiente, movimentos, usabilidade, entre muitos outros fatores ligados principalmente ao organismo e percepção humana. E em como cada um deles pode ou não melhorar a compreensão e o conforto do usuário para com o projeto. Faz parte da área de estudo da ergonomia entender as diferenças entre populações, seja em questões antropométricas ou culturais. Para entender, como por exemplo, como as cores tem significados diferentes para cada grupo ou como tamanhos e alturas da população exigem projetos específicos.

 

 

E você, já pensou em como além de conseguir destacar seu produto no mercado você ainda pode facilitar e melhorar a vida dos seus clientes e funcionários através da ergonomia?

 

Beijos,

Sophia Garcia.