Skip links

Como o design pode ser sustentável?

O lixo é um erro de design. Você já ouviu essa frase?

Neste texto, veremos o que ela quer dizer, e como o ecodesign pode contribuir para a redução do lixo e para a economia circular!

Eco o que?

Ecodesign!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, essa é uma ferramenta, utilizada por algumas empresas, que consiste em estratégias para atender novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Assim, ela permite que a utilização dos recursos naturais seja feita de maneira inteligente, menos nociva ao meio ambiente e evitando desperdícios ao longo do ciclo de vida de um produto.

Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo “economia circular”, leia este artigo, em que explicamos seu conceito! Você verá que essa é uma proposta muito interessante para o meio ambiente, e que pode ser aplicada em diversos setores, como a Moda.

E como isso funciona?

Quando o designer industrial vai desenvolver um produto, seja esse um bem de consumo durável ou não, ele deve levar em consideração, entre muitos outros aspectos:

  1. Os materiais utilizados, no que diz respeito ao gasto de energia e à geração de poluição
  2. A eficiência na operação e facilidade de manutenção
  3. O potencial de reutilização e reciclagem após o descarte

O objetivo é fazer com que os impactos ambientais causados pela produção sejam mínimos, além de fazer com que o tempo entre a fabricação e o descarte dure o máximo possível, seja pela possibilidade de manutenção e reuso do objeto ou pela reciclagem após ser jogado fora.

Isso vai desde o produto em si até a embalagem. Um bom designer deve pensar no processo como um todo, buscando meios para transformar os recursos utilizados e inseri-los de novo no mercado, com uma proposta de valor.

Hoje em dia, é realmente um absurdo uma pessoa projetar um produto sem pensar sobre onde e como será feita a extração e transformação da matéria prima, e como melhorar esse ciclo. O designer tem que entender seu papel na sociedade, que é importante ressignificar materiais já transformados para não haver escassez das fontes naturais.

Luane Britto, Designer Industrial e Assessora de Projetos na Inventório

No infográfico abaixo, você pode ver qual é o ciclo de um produto pensado a partir do ecodesign:

ciclo-de-vida-produto-ecodesign

Por que eu levaria isso para a minha empresa?

Sabemos que a sustentabilidade é uma preocupação crescente hoje em dia. É necessário planejar o consumo e evitar excessos e desperdícios e, para isso, nada melhor que o aproveitamento e reaproveitamento dos recursos que já temos.

Ter seus negócios alinhados a essa tendência, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, pode ser um diferencial em relação à concorrência!

Assim, contratando um bom designer industrial, e utilizando a metodologia do design thinking, suas soluções terão mais valor aos olhos do público.

Se todos adquirirem alguma consciência da sua influência nas relações que regem o mundo hoje, será possível caminhar coletivamente em direção a qualquer objetivo!

Curtiu esse conteúdo? Que tal nos seguir nas redes sociais?

Instagram: https://www.instagram.com/inventorioejdm/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/inventorioejdm

Join the Discussion