Skip links

Como solucionar os problemas da empresa de maneira inovadora?

É comum pensarmos no design como uma expressão artística. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o design não é arte: é planejamento. Seja por meio da criação de um elemento visual, de um plano estratégico para a empresa ou do desenvolvimento de um produto, o foco é na inovação em solucionar problemas.

Por isso, hoje veremos como a metodologia do design thinking pode te ajudar a encontrar respostas criativas para atender as exigências dos novos mercados!

O que um designer faz?

Existem diversos tipos de designers. De maneira geral, o papel deles é analisar um problema e as necessidades que precisam ser atendidas para resolvê-lo, a fim de desenvolver uma solução capaz de sanar as dores do cliente. Parece fácil, né?

Vamos ver um pouco mais a fundo como isso funciona na prática.

O design surge a partir de uma necessidade. As vezes as nossas necessidades estão tão intrínsecas que nem percebemos que o design é a solução.
– Luane Britto, Designer Industrial e Assessora de Projetos da Inventório

É para isso que existe o design thinking!

Essa metodologia é voltada a entender os problemas das pessoas de maneira empática, com um olhar mais humanizado.

Grande parte dos produtos e soluções hoje em dia são voltados para a maioria da população. Mas existem problemas mais específicos, que precisam de um olhar atento e, muitas vezes, são deixados de lado.

Você já parou pra pensar que, com o uso obrigatório de máscaras, as pessoas surdas e com deficiência auditiva não conseguiriam fazer leitura labial? Provavelmente, não. Mas a designer francesa Anissa Mekrabech identificou aí um problema e criou uma máscara com transparência na região da boca. Parece uma coisa simples, mas só foi possível graças a um designer.

Massa! Mas como eu implemento tudo isso?

Não tem como falar de design thinking sem falar de empatia.

Temos que ter um olhar mais humanizado, tanto para o cliente quanto para as pessoas que trabalham na empresa.
– Luane Britto, Designer Industrial e Assessora de Projetos da Inventório

Já falamos aqui sobre como cuidar do seu time é extremamente importante para a eficácia dos projetos desenvolvidos. Da mesma maneira, ter um olhar particular para o problema que está analisando é o que irá te ajudar a ter sucesso com a resposta obtida.

Um problema é algo que incomoda. Talvez não para você, mas para alguém. Colocar-se no lugar do outro, buscar pontos de vista diferentes e imergir de fato na realidade de quem está sendo afetado é a melhor maneira de sair da sua zona de conforto e criar uma solução criativa e inovadora.

Veja abaixo o infográfico que preparamos para te explicar melhor a metodologia!

Gostou desse conteúdo?

Conheça nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/inventorioejdm/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/inventorioejdm

Join the Discussion