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Como vender seus produtos na internet

Você provavelmente já deve estar cansado de ouvir falar em transformação digital, inovação, adaptação, e outros termos relacionados. Mas sabia que grande parte das empresas, de todos os portes, estão migrando para a internet?

Ter um e-commerce parece ser uma boa aposta para quem quer começar um negócio online. Como você pode levar isso para a sua realidade?

O que é um e-commerce?

Literalmente, e-commerce significa comércio eletrônico. Traduzindo: é um site criado para vender produtos e enviá-los ao endereço do consumidor. Todo o atendimento é feito online, pois se trata de uma loja que funciona somente virtualmente.

Diferentemente de um marketplace – uma plataforma que hospeda diversos vendedores, de diferentes serviços – ter um e-commerce significa ter um espaço próprio, onde você poderá expressar seus valores e manter o posicionamento da sua empresa.

Isso parece um pouco complicado…

De fato, começar um negócio online pode parecer uma ideia complexa. É preciso ter uma equipe bastante engajada, uma boa estratégia de marketing digital e, principalmente, investir em um site bem feito, que seja pensado na experiência do cliente.

Mas não se assuste: de acordo com um mapeamento feito pelo PayPal Brasil, o e-commerce cresce cada vez mais e, em 2020, bateu seu recorde: totalizou mais de 1,3 milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.

Vamos facilitar um pouquinho, então

Sei que tudo pode parecer muito novo e arriscado. Por isso, abaixo você encontrará 4 dicas para ter um e-commerce de sucesso!

1. Não descarte o marketplace totalmente

Não basta apenas criar um site. É preciso atrair visitantes – e transformá-los em compradores.

Para isso, faça presença em outros meios. E não digo apenas de ter um marketing digital que gere bons conteúdos para o Instagram e anúncios no Google Ads. Estamos falando sobre buscar o seu público. Onde ele se encontra?

Uma dica é começar pelos marketplaces.

Não, você não leu errado. Esses são os locais onde grande parte dos usuários estão situados. Se você publicar seus produtos nessas plataformas, será mais facilmente encontrado pelos consumidores que procuram o que você vende. Com boas fotos e descrições, essas pessoas comprarão de você e, consequentemente, visitarão seu site em busca de produtos semelhantes.

2. Pense no sucesso do cliente

A preocupação com a experiência que o cliente terá com a sua loja deve multiplicar quando falamos de e-commerce. Desde o atendimento até o recebimento do produto de maneira correta, tudo deve ser pensado para que o usuário tenha segurança e facilidade em realizar uma compra. Afinal, é para isso que surgiram as lojas virtuais.

Isso pode ser feito por meio de um atendimento mais humanizado, com conteúdos personalizados, tom de voz mais amigável e sistemas menos burocráticos.

Para facilitar, vale também investir em um chatbot, que responderá mais rapidamente as perguntas dos clientes. Mas lembre-se: nada substitui o contato humano! Por isso, tenha também a opção de conversar por meios como o Whatsapp Business ou outros chats de atendimento personalizado.

3. Tudo tem um lado mais técnico: enfim, o SEO

De modo simplificado, dominar as técnicas de SEO significa utilizar mecanismos que façam com que seu site tenha mais chances de aparecer em resultados de buscas, de maneira orgânica.

Escolher as palavras-chave corretas, ter um site seguro e ter em mente qual é a necessidade do cliente ao fazer uma pesquisa são algumas estratégias usadas para otimizar sua presença online.

4. Por último, mas não menos importante: o layout!

Você já entrou em um site todo desorganizado, mal elaborado e pouco profissional? Dá até medo de clicar em alguma coisa e ganhar algum vírus!

Não queremos que esse tipo de coisa aconteça. Passar credibilidade para os visitantes da sua loja virtual é extremamente necessário.

Não há segredo: contrate um designer! Já falamos aqui  que nada substitui o trabalho de um profissional. É de suma importância cuidar para que a sua apresentação visual esteja de acordo com os valores da sua marca.

Com isso, você está pronto para ter o seu e-commerce! Mas, antes de ir embora, dá uma olhadinha nos layouts de site que criamos.

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