Skip links

Design e Cultura: como os dois se relacionam?

O design, ao buscar soluções inovadoras para os problemas de uma sociedade, pode confirmar ou questionar os ideais culturais de um povo.

Neste texto, veremos de que maneira a nossa cultura molda nossa identidade, e como isso se relaciona com o trabalho de um designer.

Vamos começar pelos conceitos

Entendemos por cultura a expressão política, científica, espiritual e artística de um povo, por meio de seus comportamentos, bens e atividades. Basicamente, tudo o que compõe uma sociedade faz parte da sua cultura.

Cada sociedade é singular, e possui diferentes demandas e anseios. Essas necessidades incluem a construção das noções de identidade, ou seja, cada indivíduo, assim como os problemas que possui, é moldado de acordo com o tempo e espaço em que está inserido.

Como já explicamos nesse post, o design, de maneira geral, visa a resolver tais problemas. Ele materializa ideias, valores e conceitos, de forma gráfica, em produto ou serviços.

Essas soluções possuem caráter funcional, estético e/ou simbólico. Cada um desses apelos causam um impacto diferente em cada consumidor. A beleza, por exemplo, que está ligada ao apelo estético, é algo subjetivo. Da mesma maneira, o significado, ligado ao apelo simbólico, e a funcionalidade de um objeto também variam de acordo com cada realidade.

Assim, a percepção e a ligação que uma pessoa terá ao entrar em contato com um produto será, entre muitos outros fatores, influenciada pela cultura em que ela está inserida.

Isso quer dizer que, no processo de criação de um produto de design, o significado que ele receberá ao ser apresentado para o público deve fazer sentido naquele meio, utilizando-se de seus elementos culturais.

Mas como funciona o processo?

Tudo começa com muita, muita pesquisa! O design não é arte, como muitos pensam, apesar de fazer uso dela para se expressar. Ele não foi feito para ter múltiplas interpretações: é algo que deve ser objetivo.

E, para comunicar efetivamente o que deseja, um designer deve ter entendimento de assuntos como a psicologia das cores, sociologia, história, marketing, entre muitos outros fatores que o ajudem a compreender as raízes culturais do problema que está buscando solucionar.


Está buscando uma solução de design para sua empresa?

Veja nosso portfólio e entre em contato conosco:

Instagram: https://www.instagram.com/inventorioejdm/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/inventorioejdm

Join the Discussion