Skip links

Usando gatilhos mentais para alavancar suas vendas

Quem trabalha com marketing já deve ter ouvido falar sobre gatilhos mentais. De modo simplificado, eles são estímulos que, quando recebidos pelo cérebro, te fazem agir de uma determinada maneira.

Se alguém te diz que uma promoção está prestes a acabar, você provavelmente vai querer comprar na mesma hora. Talvez você nem esteja precisando daquilo no momento, mas a ideia de que existe um prazo limitado te faz agir com urgência, um gatilho mental poderoso!

Nesse artigo, trouxemos 5 exemplos de gatilhos mentais e dicas de como podem ser utilizados na sua estratégia de vendas para atrair mais clientes. São eles:

1. Storytelling

Imagine dois anúncios: um deles diz “compre nosso ebook sobre empreendedorismo”. O outro: “conheça a história de Ana, CEO de uma Startup de sucesso que segue as dicas do nosso ebook sobre empreendedorismo!”. Em qual você clicaria?

Contar histórias é um recurso muito utilizado pelas empresas. Isso porque, ao ouvir um relato, podemos visualizar toda a cena acontecendo, e sentimos mais convicção da eficácia do produto vendido.

2. Escassez

Sabe aquele sentimento de quando você perde algo que não dava valor? Esse é o gatilho mental da escassez.

Quando você sente que pode ficar sem uma coisa muito importante, age o mais rápido possível para tê-la, mesmo que seja cara. Correr para fazer sua inscrição em um curso cujas vagas são limitadas, comprar um produto de edição limitada, o que for: limitada é a palavra-chave!

Todas essas ações são resultadas do medo de ficar de fora de algo que vai fazer falta mais pra frente.

3. Prova social

Essa aqui é um pouco parecida com a do storytelling. Também diz respeito a ter mais convicção num produto após saber da experiência de terceiros. No entanto, aqui estamos falando de números! Não é sobre saber da história de sucesso de uma pessoa, mas saber que dez, cem, mil pessoas são clientes da marca.

Um exemplo disso é quando você confia na qualidade do produto de uma blogueira por ela ter milhares de seguidores, curtidas e comentários positivos nas redes sociais – fatores que também influenciam na autoridade da vendedora, outro gatilho mental poderoso!

4. Antecipação

Um exemplo clássico de antecipação são os trailers de filmes e séries! Esse gatilho consiste, basicamente, em fazer com que as pessoas se sintam ansiosas para a estreia do seu produto.

Isso pode ser feito com a liberação de uma prévia do que está por vir, de uma contagem regressiva, e até fazendo propaganda de algum produto semelhante que você possua!

5. Novidade

Quem não gosta de uma novidade, não é mesmo? Aposto que você também fica super curioso pra saber o que significa a “nova fórmula!” estampada no frasco de condicionador, ou o que o novo Iphone tem de diferente do que foi lançado… qual foi o último Iphone lançado? São tantos que nem sei.

Sério, é por isso que tantos celulares são lançados todos os dias! Basta mudar um pouquinho uma configuração, que ele se torna um produto novo e desperta o interesse dos consumidores.

Extra: urgência

Esse é o exemplo que eu dei no início desse texto! O gatilho da urgência é despertado quando temos pouco tempo para fazer uma escolha. É uma decisão tomada por impulso e, assim como a escassez, por medo do arrependimento de não ter adquirido algo a tempo.

Mas cuidado!

Ao utilizar gatilhos mentais, certifique-se de que está dentro dos limites. Se exagerar na propaganda de um produto, fazê-lo parecer milagroso e, ainda por cima, usar um gatilho mental que faça com que as pessoas comprem por impulso, tome cuidado para, no mínimo, oferecer tudo que prometeu. Caso contrário, seus clientes se sentirão enganados e isso fará com que sua marca perca credibilidade e tenha uma má reputação!

Por isso, inclusive, é importante relembrar que você deve se manter fiel aos seus valores e oferecer confiança aos seu público. Você pode aprender mais sobre como construir uma marca com essas características clicando aqui.

Boa sorte com suas vendas!

Precisa de ajuda com o marketing da sua empresa? Não hesite em nos contatar nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/inventorioejdm/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/inventorioejdm

Join the Discussion