A palavra branding é derivada do inglês brand, que significa “marca”. Portanto, branding nada mais é do que o processo de criação e gestão de marcas. Seu objetivo vai muito além da venda de produtos, e fala da propagação de valores e propósito. É a impressão, o efeito deixado em outras pessoas.
Mas, por onde começar esse processo? Confira as 5 dicas que preparamos para você começar a elaborar sua estratégia de marca!
Estabeleça e vivencie seu propósito
A primeira dica é: tenha um propósito bem estabelecido. Nenhuma empresa ou negócio sobrevive sem que forneça produtos ou serviços que solucionem problemas. A razão de sua existência e surgimento deve ser bem clara tanto para você como para os seus consumidores. Um bom método para identificar isso é o design thinking, que consiste em solucionar problemas de maneira assertiva e empática.
Conheça seu público-alvo
Tendo seus valores bem estabelecidos, é preciso levá-los a quem compartilha dos mesmos princípios. Essas pessoas são seu público-alvo. Elas não são meros consumidores, mas verdadeiros defensores da sua marca. São os clientes fidelizados, que consomem seu produto ou serviço regularmente e que o recomendam para mais pessoas. Eles fomentam a cultura em torno do seu negócio.
Seja autêntico e tenha personalidade
Para que se atenda às expectativas de seu público-alvo, é necessário que ele consiga se identificar. A personalidade de uma marca é seu verdadeiro diferencial. Estabeleça arquétipos, crie uma brand persona, se destaque da concorrência de forma coerente e autêntica.
Explore diferentes sentidos
Há várias maneiras de se transmitir seu propósito, e elas vão muito além do logotipo visual. Ele pode ser repassado através de todos os cinco sentidos: um perfume característico (muito utilizado em marcas de roupa), em uma textura na embalagem do produto, através de música e aspectos sonoros ou um sabor inconfundível.
Esteja presente em todos os pontos de contato
Por fim, de nada adianta ter uma estratégia e uma identidade visual bem estruturada se ela não é repassada de forma unânime em todos os canais e pontos de contato do consumidor com sua empresa. É importante ser fiel à linguagem da sua marca não apenas nas redes sociais, mas também no atendimento, na hora de consolidar a venda e é claro, no próprio produto.
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