Blog

Branding: é realmente necessário?

Branding: é realmente necessário?
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Você empreendedor ou que trabalha em uma empresa, já deve ter visto a palavra branding e se perguntado sobre o que se trata, ou porquê as empresas de design e marketing estão sempre mencionando este termo. Continue lendo para saber mais sobre o branding e se a sua empresa precisa também!

 

O que uma empresa com branding representa?

 

Branding é um termo em inglês que se originou da palavra brand, que significa marca em português, que nas instituições organizacionais designa o conjunto de ações ligadas à gestão da comunicação da marca, este tipo de estratégia é característico de empresas que buscam vantagem competitiva no mercado, por meio da fidelidade do cliente à marca. 

 

Atualmente, é indispensável fazer uma gestão diferenciada, este fator se tornou fundamental no sucesso da marca por todo o poder de influência que ela pode executar no mercado, porque uma instituição solidificada é capaz de gerar um maior poder negociação com seus fornecedores, estratégias de maior complexidade e até estabelecer o preço a ser cobrado no negócio, sem que haja dúvida ou inquietação ao valor cobrado do consumidor, tudo isso por causa dessa ferramenta de gestão.

 

Característica de uma empresa estratégica

 

Para uma marca ser considerada estratégica é necessário que já tenha sido feito o seu branding pois é com ele que ela vai se consolidar no mercado. Marcas fortes têm o seu propósito bem definido e possuem conhecimento aprofundado na área em que atuam, não apenas interno, mas externo também, deixando bem claro a concepção do que são e daquilo que oferecem. Com estes conhecimentos a empresa vai ter a capacidade de criar valor e fidelizar seus consumidores, fazendo com que ela obtenha e permaneça valorizada no mercado.

 

O branding tem como objetivo ajudar a traduzir a essência da marca, com atitudes e comportamentos adequados dos colaboradores, o seu posicionamento consiste em um dos fatores de maior diferenciação entre os concorrentes, ele reflete na forma em que a marca pretende ser vista no mercado. Por isso, fazer a gestão de uma empresa de forma estratégica vai muito além de concepções e representações gráficas, ela se dá a fatores mais complexos, muitos deles sutis e quase imperceptíveis.

 

Mais do que apenas uma vantagem externa

 

Com o branding bem definido, ele deve ser disseminado internamente pela empresa, de forma contínua para que os colaboradores entendam o que a marca é o que ela pretende compartilhar com o público. Quando o branding é realizado de maneira certeira, cria-se um vínculo em que a empresa conquista não só clientes, mas colaboradores que admiram e têm carinho pela marca, contribuindo para o seu crescimento, fortalecendo-a e cativando colaboradores ainda melhores. 

 

Esta padronização do que é a instituição para seus colaboradores faz com que as ações desenvolvidas por estes dão suporte à marca, e como consequência realiza todos objetivos pré-estabelecidos pela empresa, este é uma estratégia de desenvolvimento sustentável que possui inúmeros benefícios e torna o lugar de trabalho mais promissor e agradável.

 

Benefícios que alavancam seu negócio!

 

O mundo mercantil está mudando e a forma antiga de se vender já não dá mais resultados, hoje os consumidores procuram marcas que lhes possam fornecer experiências e depois passem a fazer parte da sua vida, marcas com sentido e propósito claros têm a capacidade de oferecer isto ao seu público. Adotar a estratégia de branding inclui inúmeros benefícios, tais como: 

 

  • Maior lealdade dos consumidores; 
  • Menor vulnerabilidade na competitividade do mercado;
  • Menor vulnerabilidade em tempos de crise;
  • Maior margem de negociação do preço;
  • Estabilidade de demanda do consumidor se os preços forem aumentados;
  • Maior cooperação e suporte por parte de quem comercializa os produtos (vendedores ou representantes); 
  • Maior eficácia e eficiência nas comunicações de Marketing;
  • Oportunidades adicionais de comercialização, aumentando a exposição da marca;
  • Oportunidades de extensão da marca na mesma linha ou para nova categoria de produto;

 

Obter um branding de qualidade e de muito estudo, igual ao que a  Inventório faz, é de responsabilidade da sua liderança, porém, para que dê frutos, precisa estar enraizado em todos os departamentos e áreas, sendo dominado e praticado por quem a representa.

 

O que você está esperando para que seu negócio se destaque no mercado? Chame a gente para fazer um orçamento de branding ainda hoje!

 

Curtiu o post?

Conheça nosso portfólio no Behance.

Veja nosso perfil no LinkedIn.

Nos siga no Instagram.

Nos contate pelo WhatsApp.

 

O que você procura?
Categorias