O que tem por trás de logotipos e projetos de branding? Como pode ser feita a construção de uma marca? Vale lembrar que o design é imprescindível para que ela seja bem sucedida e vamos mostrar como! Leia esse post agora para compreender um pouco dos bastidores da criação da marca.
A Marca
A Hobe é uma marca que visa ser uma plataforma digital do nicho de consultas e produtos holísticos, trabalhando com transparência e em unidade com clientes e colaboradores, através da criação de conexões verdadeiras que despertem a valorização do nicho, transformando vidas por meio do autoconhecimento.
O Projeto
Guilherme e Raíssa procuraram a Inventório, a fim de tornar esse sonho realidade. Por meio da execução do Projeto de Branding, definimos a Missão, Visão e Valores da Hobe, bem como, seu público-alvo. Pesquisou-se as tendências do mercado e muitos outros aspectos vistos como necessários para a construção de uma marca. E então, analisamos qual a melhor maneira de se diferenciar do mercado, sem perder a familiaridade para com seu nicho e público.
Leia também: 5 dicas para montar sua estratégia de Branding.
Analisando o mercado e a vasta concorrência de consultas holísticas, percebemos o desafio de trazer o ar tecnológico e digital desejado, porém sem se distanciar desse mercado, visto que é um pouco previsível e tradicional, tanto nas cores, quanto nas formas e símbolos utilizados. Com a aplicação de formulários com o público e pesquisas de referências bibliográficas, buscou-se uma melhor semântica das cores. Percebemos assim, uma predominância de cores relacionadas ao místico e ao espiritual: o roxo e o rosa.
A seguir começamos a pesquisar tendências e referências de marcas a nível mundial, com o foco em streamings, redes sociais, e-commerces e em como estão se posicionando, visual e verbalmente. Tendo em mente que cada uma dessas empresas analisadas, pertencem a nichos diferentes (entretenimento, compras, relacionamentos…), focamos em extrair pontos em comum e características que são tendências. Consequentemente, percebemos um forte emprego do gradiente, tanto em plataformas digitais, quanto para empresas que estão se renovando no mercado com redesigns.
Então, para aliar o digital com a jovialidade, pontos importantes que a marca pretendia passar, buscou-se cores vibrantes, enérgicas, porém que não gerassem tanto contraste, tendo em mente a calmaria e leveza, fortemente relacionadas ao nicho. Assim chegamos no laranja, com um tom pastel quase salmão, uma cor quente, que transmite alegria, e uma cor análoga ao restante da paleta, se adequando muito bem. Além de que, o laranja dá a sensação de um corpo iluminado pelo sol, que é um símbolo muito utilizado pelo contexto que a Hobe está inserida.
E para se diferenciar do nicho, não queríamos nos apropriar de símbolos explícitos previsíveis (lua, signos, cartas de tarô…), mas sim construir algo novo e exclusivo, igualzinho a Hobe!
Por fim, pegamos a palavra “Hobe” aplicada à tipografia principal da marca, a “Eurofurence” e reconstruímos a palavra; gerando essa forma entrelaçada, que remete ao símbolo do infinito, também presente no nicho e trazendo referências do círculo, esse que tem forte ligação com o divino e o espiritual, além de remeter implicitamente a outros símbolos já comentados anteriormente, como o sol e a lua.
Para contemplar os requisitos de uma marca digital, o logo é altamente responsiva e flexível, podendo ser utilizado na vertical, horizontal ou fotos de perfis, além das diferentes padronagens:
Criatividade que transforma.
E aí, você gostou desse post?
Conheça nosso portifólio no Behance.
Veja nosso perfil no Linkedin.
Nos siga no Instagram.
Nos contate pelo Whatsapp.
Leia também:
Identidade Visual é a nova moda?