Existem marcas com nomes tão fortes e memoráveis que quando vemos o produto oferecido, independente se for fabricado pela empresa, logo associamos a ela, mas como isso é possível? Quais são os critérios para ter um bom nome? Continue lendo para saber as repostas.
Muito mais que um nome
Escolher o nome de uma empresa ou produto é considerado uma estratégia muito importante para a definição de personalidade e identidade da marca. Um nome errado pode destruir o empenho do setor de marketing na sua promoção, por meio de interferências na sua comunicação, dificuldade no entendimento e pronuncia, podendo causar prejuízos para o estabelecimento.
O nome deve possuir rápida compreensão sensorial, apelo ao público-alvo e conseguir relevância na sua memória, este nome pode ser algo abstrato, informativo, descritivo ou sugestivo, tendo a possibilidade de ser uma palavra existente ou um termo novo, é de extrema importância estudar qual a melhor opção, entender a marca e seu consumidor.
Proteção a empresa
Para evitar problemas, é necessária que haja uma pesquisa em relação ao nome proposto, porque quanto mais difícil de copiar, maior será a sua proteção em relação a concorrência, quando não tem esse cuidado o futuro da marca é improvável podendo a qualquer momento surgir problemas jurídicos, consequentemente a empresa perderá investimentos. É importante que o empreendedor saiba que não pode escolher o nome aleatoriamente, sem passar por validações, este estágio é crucial.
O que é considerado
Na hora da escolha são levados em conta vários critérios, dentre eles estão:
- Memorável, precisa ser de fácil lembrança ou reconhecimento espontâneo na hora da compra; significância, ter um significado favorece a associação da marca;
- Atratividade, pode estar relacionada a aspectos interessantes ou divertidos;
- Transferível, estar atento a fronteiras culturais e linguísticas;
- Adaptabilidade, quanto mais adaptável e flexível for, mais fácil será na hora de atualiza-lo, isso acontece devido a mudanças nos valores e opiniões dos consumidores;
- Proteção, registrar o nome da marca possibilita defendê-lo contra violações não autorizadas;
Nomes marcantes
Alguns exemplos de nomes de marcas que viraram referência no mercado, atualmente se caracterizam por serem o nome popular do produto, mesmo que sejam de outra marca, são: Band-aid, marca de curativo da companhia Johnson e Johnson; Gillette, que é a linha de aparelho de barbear da companhia Procter & Gamble; aspirina, remédio para tratar a inflamação, aliviar a dor e baixar a febre, fabricada pelo laboratório Bayer; Post-it, marca da empresa mãe 3M Company, que é um bloco de notas composto por pequenas folhas de várias cores e tamanhos;
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