Blog

Design UX e UI: entenda do que se trata!

Design UX e UI: entenda do que se trata
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

UX e UI consistem em áreas bastante recentes, que podem causar uma certa confusão na hora de tentarmos compreender suas funções para que haja uma viabilização na atuação no mercado brasileiro. Você sabe as diferenças entre cada uma e o que podem fazer pela sua empresa? Neste texto te explicaremos melhor!

 

Diferenças entre UX e UI

UX, ou User Experience, significa Experiência do Usuário, e é uma área ampla relacionada com uma grande proximidade do produto ou serviço ao usuário. O UX designer atua em cima da identificação das demandas e costumes por parte do público de determinada empresa, para isso, ele se preocupa com as expectativas das pessoas frente as suas interações com qualquer tipo de tecnologia, máquinas, computadores. Isso é feito por meio de pesquisas, entrevistas e análise estatística, sempre visando conhecer cada vez mais profundamente os usuários de seus produtos, possibilitando experiências mais suaves, agradáveis e positivas. 

“Portanto, o UX Design é a combinação entre empatia, usabilidade, tecnologia e um toque humano durante o desenvolvimento.” Catarina Ferreira, Webdesigner, AJNET

UI, ou User Interface, significa Interface do Usuário, é a intermediação entre o usuário e a máquina. O UI designer irá criar a interface visual ou de voz que irá interagir com o consumidor, visando sempre a funcionalidade para uma navegação intuitiva por parte do usuário, indo muito além da estética e proporcionando experiências mais confortáveis. Estes profissionais também são responsáveis pela criação de assistentes de voz, como por exemplo a “Siri” da Apple e a “Alexa” da Amazon. Além disso, nesta área também se atua em prototipagem, com o objetivo de validar conceitos e rodar testes de usabilidade da interface em versões de baixa e alta fidelidade ao produto final. 

 

Ampliando a experiência!

Já podemos perceber algumas divergências entre ambas as áreas, e que ao mesmo tempo as duas caminham juntas para a confecção de produtos e serviços completos, que proporcionem ao usuário a melhor experiência possível. Enquanto o trabalho da UX é bastante amplo, podendo seguir diversas abordagens, a UI é mais voltada diretamente para o desenvolvimento da interface propriamente dita. Portanto, os serviços não são apenas distintos, como também se complementam! 

De certa forma, é possível pensar nos UX Designers como arquitetos de macrointerações e UI Designers das microinterações.

Normalmente, a pesquisa de UX e design consistem nas primeiras etapas de um projeto. As validações de um projeto, bem como testes e novas hipóteses, não funcionam necessariamente em uma ordem linear, ainda que possam existir dois profissionais diferentes atuando. Tudo é revisado o tempo todo, para garantir os melhores resultados possíveis. 

Atualmente, as empresas têm priorizado profissionais dois em um, que cubram tanto a parte de UX quanto a de UI, sendo esse o Product Designer. A função deste será tanto desenvolver e saber melhorar a experiência do usuário, quanto desenvolver as interfaces.

 

Se interessou pelos serviços?

Conheça nosso portifólio no Behance.

Veja nosso perfil  no Linkedin.

Nos siga no Instagram.

Nos contate pelo Whatsapp.

Por último, baixe nosso e-book gratuito Construção de Marca!

 

Leia também:

Como Vender seus Produtos na Internet

O que você procura?
Categorias