Blog

Estilo Minimalista no Design

Estilo Minimalista no Design
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O que é Minimalismo?

Minimalismo é o princípio de reduzir ao mínimo os elementos e recursos necessários. Esse movimento ganhou muita força, principalmente, por meio da arquitetura e com o passar do tempo ele foi conquistando poder em mais campos: carros, filmes e jogos, livros, aplicativos, na web e muito mais! Por não ser muito chamativo, podemos não perceber o quanto estamos convivendo com essa tendência!

No design, o minimalismo é caracterizado pela redução de elementos no visual de projeto criativo, isto é, deixar apenas o que é essencial e focar na pontualidade.  Deve-se obter a identificação e se expressar de maneira desejada com simplicidade.

Leia também: Tendências que tomam conta do design em 2021.

 

e por que ele faz tanto sucesso?

A tendência vem ganhando força há 20 anos, nos últimos ainda mais! Isso se deve ao fato de vivermos em bombardeio digital que faz com que não nos aprofundemos nas informações. Com isso, nosso cérebro desenvolveu atalhos que são extremamente alinhados com o principio do Design, são eles, o contraste, tamanho, simetria e cores, fazendo com que as percepções cognitivas se tornem muito mais leves.

Dessa maneira, o Minimalismo apela naturalmente para a forma que o cérebro mais identifica informações, economizando energia, priorizando a rapidez, espontaneidade e fluidez de processamento, tornando o design muito mais fácil de ser digerido, sendo muito mais agradável e intuitivo.

É assim que o movimento do minimalismo domina, trazendo uma carga cognitiva menor e uma leveza e compreensão muito maiores ao se navegar por um design.

Leia também: Transformações no Design e no Mundo.

 

Na prática!

Dentre as inúmeras empresas que optaram pelo estilo minimalista no seu design em 2021, o Burguer King foi umas dessas que chamou atenção ao divulgar seu rebranding! A nova logomarca substituiu a de 1999 (antiga, né?) e tem o intuito de estar mais condizente com a nova cara da empresa e o mundo o qual ela está inserida.

Assim, a versão atual imprime uma imagem mais amigável e moderna, ao mesmo tempo em que trafega com mais fluidez e assertividade no ambiente digital.

Para isso, a rede de fast food adotou características minimalistas. Observe seu antes e depois do redesign:

Logotipo Burguer King Antes e Depois

Burger King: o logo antigo e o novo (Burger King/Montagem Exame/Divulgação)

 

Você viu? Neste caso, menos é mais! Vemos que a empresa ainda consegue expressar quem ela é sem usar elementos desnecessariamente. O azul foi deixado de lado, a tipografia é mais limpa (sem serifas) e foi feito um alinhamento com arranjo legível e agradável.

Assim, acredita-se em um logotipo mais confiante, simples e irreverente, adaptado a nova realidade global e da empresa em questão.

Vale lembrar que não foi apenas o Burguer King que modernizou sua marca neste ano! Nubank, Pegeout, Avon e Renault foram grandes marcas que não ficaram de fora dessa.

 

E você, vai ficar por dentro?

Conheça nosso portifólio no Behance.

Veja nosso perfil no Linkedin.

Nos siga no Instagram.

Nos contate pelo Whatsapp.

 

Leia também: 

5 Dicas para sua Estratégia de Branding.

Identidade Visual é a nova moda?

5 Sites para se Inspirar e Construir Projetos Criativos.

O que você procura?
Categorias