Você sabia que existem regras para que se utilize corretamente uma Identidade Visual? Além de alinharmos de forma coerente a marca com as definições visuais, é necessário seguirmos orientações para que a criação seja preservada. Vamos saber um pouco mais?
Conhecendo as etapas criativas
Onboarding
Essa etapa inclui todos os alinhamentos entre gerente, projetistas e cliente, iniciais e essenciais: briefing, cronograma, conhecimento do escopo, expectativas existentes, tópicos essenciais.
Pesquisa
Onde pesquisamos sobre os relacionamentos externos e internos da empresa, estudamos e definimos a essência da marca, fundamentando a criação e gerando uma profundidade e significado para o cliente em relação a criação e argumentação. Os resultados da pesquisa são as diretrizes visuais do projeto.
Painel Semântico
Aqui é onde consolidamos a pesquisa em forma de referências visuais. O objetivo dessa etapa é iniciar um processo criativo com busca de inspirações condizentes com o posicionamento da marca.
Geração de alternativas
Nessa parte iniciamos a criação e o desenvolvimento dos materiais que irão conter as diretrizes visuais já pré-estabelecidas.
Entregáveis
Essa é a última etapa do projeto. Aqui serão desenvolvidas todas as entregas necessárias: manual, versões de logo e Mockups.
O Projeto
Os designers elaboram uma pesquisa extensa e detalhada sobre a Identidade Verbal da marca, visando analisar cada detalhe e buscando identificar possíveis diretrizes visuais que podem ser utilizadas na identidade da marca.
É importante que sempre seja valorizado o trabalho desses profissionais. Para isso, seguir todas as orientações estabelecidas no Manual da Marca é imprescindível.
Antes de falarmos o que não podemos fazer ao aplicar uma Identidade Visual vamos entender quais são as maneiras ideais de utilizar cada aplicação da logo!
Versões da Logo: quais são e como usar
Versão Positiva e Negativa da logo
A versão positiva deve ser utilizada junto de um fundo contrastante, quando houver limitação técnica ou de visibilidade da marca. Esta aplicação também poderá ser utilizada em materiais impressos. A versão negativa é utilizada em impressos e outras aplicações e fundo escuro com a necessidade de monocromia da marca
Versão Escala de Cinza da logo
A versão em escala de cinza deve ser utilizada somente em impressões preto e branco.
Versão Monocromática da logo
Em caso de limitações quanto a variação de tom, a marca deverá ser utilizada na versão monocromática, permitidas somente as variações das cores da paleta principal por motivos estéticos.
Versão Outline da logo
A versão outline é a composição da marca sem o preenchimento, mais simplificada. Deve ser utilizada para serigrafia, gravação a laser ou para economizar tinta na impressão
Malha de Construção da logo
A versão principal da logo deve ser priorizada, sendo ela a mais indicada para as divulgações, apresentações, representações, divulgações e peças gráficas. Apenas não utilizar esta versão quando houver limitações que possam prejudicar a imagem da marca. A Marca Secundária deve ser utilizada como uma representação simplificada da marca, tendo contextos mais específicos que a Marca Prioritária.
Ainda temos duas orientações de como utilizar a identidade visual! Dá uma olhada nas dicas!
Orientações de uso
Respeitar a Margem de Proteção
A Margem de Proteção auxilia a definir o espaçamento da marca em relação a outros logos em mídia digital/física além de evitar falhas técnicas na hora da impressão.
Respeitar as Dimensões Mínimas
Quando houver necessidade de diminuição do logotipo, deve-se respeitar as medidas informadas para que a qualidade da visualização não seja prejudicada.
Existem algumas restrições na hora de aplicar uma logo, pois cada elemento foi pensado cuidadosamente e possui conceitos importantes de manter. Essas orientações são pensadas de forma cautelosa para que a Identidade Visual possa ficar protegida de qualquer rompimento de conceito, ultrapassagem de dimensões, uso indevido de cores e margens, entre outros.
Sempre que um cliente for começar a utilizar as criações numa publicação do Instagram, por exemplo, é necessário lembrar desses direcionamentos. Sendo assim,
Vamos conhecer algumas aplicações indevidas?
- As cores não devem ser alteradas;
- Não distorcer as dimensões do logo;
- Não aplicar a cor em um fundo sem contraste;
- Não tirar a logo do enquadramento planejado;
- Não se deve retirar ou adicionar elementos.
Para preservarmos uma identidade visual, devemos respeitar as orientações dos designers e entender a importância de valorizar o trabalho elaborado, lembrando de não modificar indevidamente a Identidade Visual.
E então, já garantiu que está seguindo as orientações corretamente na sua empresa?
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