Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as cores representam muito mais do que apenas estética, elas possuem significados que vão muito além de nossa visão superficial das coisas. São capazes de influenciar em nossas atitudes e no ambiente. As cores também exercem um papel muito importante em componentes físicos, mentais e emocionais, podendo definir um contexto com vários significados, mudando o estado de espírito de uma pessoa e as suas emoções.
Existem três cores primárias, o amarelo, azul e magenta. Com a adição de preto ou branco podemos gerar tonalidades diferentes. Foi a mistura de vários tons que possibilitou a formação da Escala Pantone que determina a linguagem padrão no gerenciamento de cores. Ela indica a porcentagem correta de cada tom para se formar determinada cor. Cada cor possui seu significado e sua influência sob nós que varia de acordo com a cultura. O vermelho que para nós ocidentais representa o amor, para os orientais representa poder. O luto que por nós é representado pela cor preta, para eles é o branco que o indica, simbolizando também aspectos espirituais da alma. Por isso, a análise das cores deve ocorrer de modo específico, levando em consideração os seus receptores.
Leia também: Design e Cultura: como os dois se relacionam.
Na publicidade e na criação de logos e símbolos,
a função das cores não é muito diferente. Já reparou que todos os avisos de alerta e de emergência são vermelhos? Isso se deve porque o vermelho possui um comprimento de onda que chega mais rápido ao olho humano fazendo com que nossa reação seja mais eficaz. O vermelho junto com o amarelo são os responsáveis por despertar a fome no nosso organismo, por isso, normalmente, fast food utilizam essas cores em suas logomarcas.
As cores em embalagens também possuem a função de gerar impressões nos consumidores devido à ligação com fatores ópticos, neurológicos e fisiológicos. Tons pastel fazem com que pareçam maiores e tons escuros fazem o contrário. Embalagens escuras dão a impressão de parecer mais pesadas e as mais claras dão a impressão de que são mais leves. Assim como no setor de higiene quase tudo possui tons claros, predominando o azul, isso porque ele transmite ideia de limpeza. Embalagens de doces, normalmente, possuem tons de rosa que atraem muito as crianças. O roxo é eficiente para vinhos e licores e o marrom está em quase todas as marcas de café.
Em um mercado tão competitivo, o que fazer para destacar um produto de seu concorrente? A identidade visual de um produto é um bom começo, pois ela exerce grande influência nos consumidores na hora da compra. Em meio a uma enorme quantidade de produtos diferentes no supermercado, o consumidor dispõe de apenas alguns milésimos de segundos de atenção a cada produto, e somente visualiza por mais tempo quando o produto chama sua atenção, e as cores têm papel fundamental pois elas têm impacto direto nesta primeira impressão do produto. Por estes motivos, é de suma importância investir em um bom design, para que trabalhe não só as cores, mas outros elementos que impactem no sucesso de uma marca!
E aí, gostou do post?
Conheça nosso portifólio no Behance.
Veja nosso perfil no Linkedin.
Nos siga no Instagram.
Nos contate pelo Whatsapp.
Leia também: