Você já deve ter pensado ou ficado curioso ao ler algo relacionado ao manual da marca ou sobre os entregáveis, estes dois termos são muito importantes para uma empresa séria de design pois ambos têm como objetivo auxiliar a estabelecer uma comunicação integrada, eficiente e coerente de como o público vê a empresa. Se interessou no assunto? Continue lendo para saber mais!
Qual a importância do manual da marca?
A forma com que veem uma marca e como ela se comunica é um fator extremamente valioso para uma empresa, com o intuito de facilitar o uso e implementação destes dois fatores, foi criado o manual da marca, ele é um documento extenso e muito valioso contendo normas e diretrizes de uso em variados instrumentos de comunicação, facilitando sua implementação por terceiros.
Essa ferramenta de gestão estratégica das empresas com o passar do anos se tornou um documento excepcional para o funcionamento e gestão de um estabelecimento, ela têm relação direta com as expectativas e percepções que o público alvo e consumidores detém sobre os produtos e serviços oferecidos pelo negócio, além de facilitar a administração interna do estabelecimento. Dentro do manual da marca contém conceitos e diretrizes que fazem com que a empresa se diferencie no mercado e crie uma conexão com o seu público alvo.
Com uma identidade visual forte e posicionamentos bem definidos, a marca irá desfrutar de inúmeros benefícios, entre eles o relacionamento facilitado entre a empresa e consumidores, uma vez que o objetivo das marcas é oferecer benefícios para levar à fidelização; compreender a relevância e coerência entre missão, visão e valores dentro da organização; auxilia na fixação da marca, diferenciando-a no mercado;
O que está incluso no manual da marca?
Desenvolver o manual de uma marca consiste em muito esforço, tempo e pesquisa, tudo feito com o intuito de que se obtenha um documento de fácil entendimento e usabilidade. Os conteúdos dentro dele descrevem o negócio como um todo, tendo como objetivo ser usado por todos os setores, podendo ser compartilhado em parte com seus consumidores, ele facilita o planejamento estratégico da empresa em busca da solidificação de seu posicionamento com o público. No quadro abaixo podemos observar os tópicos que compõem o manual da marca:
Briefing; | Conceito; | Princípios; |
Versões do logo: prioritária e horizontal ou vertical; | Malha de construção geométrica; | Margem de segurança; |
Tipografia; | Cores primárias e secundárias; | Reduções máximas; |
Versões monocromáticas; | Versão positiva e negativa; | Versão em outline; |
Mockups; | Usos incorretos; |
O manual da marca é um documento técnico, deixando claro as diretrizes da empresa, explicando os elementos visuais, técnicas de aplicação, dando assistência para que esta não seja reproduzida incorretamente de modo que possa descaracterizar-se no mercado. De modo geral, este documento tem como objetivo educar, inspirar e criar consistência na marca, tudo incluso no manual é feito de modo estratégico, não se resumindo apenas aos fatores estéticos e formais.
O que são os entregáveis?
Chamamos de entregáveis todas as versões e elementos da marca feitos pelo nosso time quando você contrata algum serviço que envolva a criação do logotipo, estas alternativas e informações preveem o máximo de possíveis usos da marca. Ao longo da jornada das empresas é comum aparecer com frequência novas necessidades e possibilidades de manifestação, seja em impressos, uniformes, instalações, brindes e outros, por este motivo é de extrema importância contratar um profissional para fazer a sua identidade visual pois o logo, símbolos, ícones, tipografia e cores precisam ter significado e base teórica para que a comunicação da sua empresa seja assertiva.
Abaixo estão os entregáveis inclusos em nossos pacotes:
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Versão em positivo e negativo; |
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Os designs que fazemos são feitos á partir de um extenso estudo sobre a empresa e o mercado que está inserida, as artes gráficas de uma identidade visual não são feitas para criar valor meramente estético, são feitas para que possam se diferenciar entre seus concorrentes, que com a combinação de técnicas e pesquisa gera alto valor a marca, que envolvem os sentimentos e percepções dos consumidores o que irá motivar sua compra ou fará com que se identifiquem com sua marca.
Já está claro que empresas organizadas e que querem uma comunicação facilitada com seu público alvo possuem manual da marca e identidade visual, o que está faltando para você fazer também? Entre em contato conosco para fazer um orçamento!
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