O ponto de partida na criação de uma marca é a definição de um nome!
Mas, na era da informação e diante de tantos outros nomes é importante que o da sua marca se destaque dos demais!
Mas, por que Naming?
Categorizar os objetos a nossa volta e nomeá-los é algo que está presente no dia a dia de qualquer ser humano. Precisamos dar significado às coisas, e representamos isso através de nomes.
No mundo do design isso não seria diferente: para criar uma marca forte precisamos de um nome forte!
A importância de um bom Naming é tão grande, que existem marcas que se tornaram sinônimos de seus produtos.
Você com certeza já se deparou com algumas dessas marcas tão icônicas e únicas!
Gillette, Miojo, Xerox, Durex, Jet-ski, Catupiry, Zipper e Bombril são alguns exemplos de sucesso no mercado e que se tornaram referências entre os consumidores.
E como funciona?
De início, precisamos entender o que é o Naming!
Derivado do inglês nomear ou designar é muito mais que apenas um ato de ‘apelidar’ e sim um extenso processo.
Para criar um nome memorável, precisamos partir dos conceitos do design e seguir passos e regras que nos auxiliarão nessa criação.
Em busca do nome perfeito!
Achar o nome ideal é uma tarefa muitas vezes demorada e mais complicado do que parece!
A princípio o nome deve representar a marca e transmitir os valores da empresa, dessa maneira se conectar com o público e fidelizar seus clientes se torna muito mais fácil, pois os mesmos se identificam com o seu produto.
Precisamos entender a que público a marca se destina, quem compete com ela e a partir disso pensar em alternativas que se diferem dos outros.
‘‘Ter um nome ruim é ajudar a concorrência’’ Naseem Javed, presidente da ABC Namebank.
Depois de criar milhares de opções é necessário descartar as falhas e selecionar um pequeno grupo de boas alternativas.
Nessa hora é importante se atentar a alguns detalhes, nomes curtos, sonoramente agradáveis e de fácil pronuncia são bons sinais de um ótimo nome.
Facilitar a fala é uma ótima maneira de tornar o nome mais agradável aos ouvidos, dessa forma o nome fica muito mais fácil de memorizar e muito mais marcante.
A criatividade é o limite!
A famosa marca de sorvetes Häagen-Dazs abusou da imaginação e criou um nome que não tem significado algum, mas possui uma pronuncia muito diferenciada e passa um ar de sofisticado e importado que cativou o público.
Um dos últimos Namings de sucesso feitos pela Inventório foi o da Trully Czech Cakes, o nome passa uma sensação mais jovial, divertida, de fácil pronuncia e muito memorável.
Clique aqui para ver o nosso portfolio da Trully.
Existem muitos obstáculos que te impedem de voar!
Algumas palavras estrangeiras podem carregar significados negativos e pejorativos, então é muito importante se atentar a isso, ninguém quer afastar futuros clientes!
Um exemplo cômico dos anos 70, foi quando a Ford decidiu lançar aqui no Brasil o modelo de carro Ford Pinto, de cara, o produto causa estranhamento, desconforto e constrangimento e com certeza não é atraente para o comprador.
Outra barreira é a legislativa, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão nacional que assegura que sua marca não será plagiada e nem que você copie outras marcas.
Por isso é muito importante conferir se o nome é elegível e está disponível!
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