Blog

Os problemas de um nome genérico

texto generico@4x
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Vivemos em um mundo em que a informação corre pelas telas dos celulares, computadores e televisão a todo momento, com tantas coisas para consumir ficamos até com duvida do que escolher.

Para se tornar destaque e ser uma boa opção para o público é necessário usar estratégias que chamem atenção e consigam prender o interesse do cliente para sua marca.

Mas para isso precisamos estar preparados para não cometer erros simples que muitas vezes podem custar muito caro.

A primeira impressão é a que fica

Pode não parecer, mas o nome da sua marca é muito mais poderoso do que você pensa, a primeira lembrança que temos de uma marca é o nome dela, por isso para ser tornar influente e conquistar o cliente é preciso de um nome forte.

Já falamos aqui no blog de algumas dicas para ter um bom nome e criar uma marca forte, clique aqui para saber mais, mas hoje falaremos exclusivamente das dificuldades em lembrar de um nome fraco ou genérico e porque ele pode estar não só atrapalhando seus negócios, mas ajudando a concorrência.

Os problemas dos nomes genéricos

Por estarmos diariamente consumindo vários produtos das mais variadas marcas, somos influenciados a todo momento e isso acaba refletindo em nosso dia a dia, se você tentar criar uma marca agora e criar um nome para ela com certeza ele terá influencia das marcas que você consome.

Isso pode ser um grande problema, pois o nome será muito genérico e facilmente confundido com milhares de outros nomes que tiveram a mesma inspiração e um resultado parecido.

As dificuldades de memorizar um nome genérico

Talvez não seja tão claro, mas existem motivos para marcas com nomes genéricos não serem tão memoráveis, por isso trouxemos alguns pontos que podem te ajudar a entender a necessidade de um nome forte e que represente os valores e o posicionamento da sua marca.

Muito comum

O motivo mais claro para isso acontecer é justamente que por ser genérico ele é igual a maioria, então você não terá destaque algum já que seu nome será facilmente confundido com o do seu concorrente.

Ter um nome único significa ter sua própria identidade, seu próprio proposito e seus próprios valores, com um nome comum será muito difícil criar algum tipo de conexão com os clientes pois seu nome não transmitira nenhuma mensagem já que ele é apenas mais um entre vários semelhantes.

Pronuncia semelhante

Um nome único precisa de uma pronuncia única, quando o assunto é música fica muito mais fácil entender esse raciocínio, já que cada música tem seu próprio ritmo e melodia fica muito fácil diferenciar uma da outra.

No mundo dos nomes o mesmo fenômeno acontece, cada palavra tem uma pronuncia e sonoridade, quando seu nome não se diferencia nesse quesito a tendência é que seus clientes não lembrem dele ou confundam com alguma outra marca.

Curtiu o texto? venha conhecer mais da inventório!

Conheça nosso portfólio no Behance.

Veja nosso perfil no Linkedin.

Nos siga no Instagram.

Nos contate pelo Whatsapp.

Leia também:

Critérios para ter um bom nome

Como criar uma marca inesquecível?

Naming: Muito mais que um nome.

 

 

O que você procura?
Categorias