Blog

Tendências que tomam conta do design em 2021

Tendências que tomam conta do design em 2021
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Se você deseja deixar sua empresa ou marca pessoal atualizada, vale a pena conferir as tendências do momento! Por isso, vamos falar sobre 5 dessas para o Design em 2021, algumas que até podem se estender para o ano seguinte! Além disso, o que podemos fazer com elas? Leia até o final para ficar por dentro! 

 

Tendências no Design 2021

Formas Geométricas

A primeiro ponto que elencamos é sobre a aparição cada vez maior das formas geométricas no design, tanto gráfico quanto industrial. As formas, sejam elas planas, simples ou abstratas, estão tomando espaço de maneira limpa, versátil e que traz consistência no conteúdo visual da marca.

Muito comumente encontramos tal característica em cores primárias – abrindo espaço para o verde também – em tons brilhantes, com fundos pretos, brancos ou azul marinho escuro. Isso pode remeter à infância, diversão ou diversidade.

Direção-de arte-e-design-projetado-por-Claire-Moore-para-Zendesk

Direção de arte e design projetado por Claire Moore para Zendesk

 

Ilusão de Óptica

Um jeito diferente de prender a atenção: a ilusão de óptica aplicada no design. Presente em diferentes peças gráficas, essa é uma das vias de uma tendência macro, o caos tipográfico. A ilusão de óptica, por sua vez, recebe o tratamento visual de uma onda simples e regular, o que ajuda a manter a legibilidade do texto. Por outras vezes, a legibilidade é deixada de lado, e a gente se depara com fontes distorcida com mais vigor, o que gera um impacto visual mais intenso e provocativo dar vida parte gráficas das palavra. A sensação de movimento e atenção plena para esse tipo de design pode ser a chave para sua marca ser memorizada.

Identidade-visual-do-Gdynia-Design-Days-2020-por-Hardziej-Studio-Patryk-Hardziej-&-Ada-Zielińska

Identidade visual do Gdynia Design Days 2020 por Hardziej Studio – Patryk Hardziej & Ada Zielińska

Clique aqui para ver nosso post no Instagram sobre tendências de logotipos em 2021.

 

Formas Orgânicas ou Naturais

Um dos efeitos colaterais da quarentena em forma de tendência é a forma orgânica ou natural, visto o aumento de inspirações vindas da natureza e a necessidade de uma conexão maior com a mesma e o ar livre. Isso tem um pouco de vários movimentos, como o minimalismo, podendo ser suave e simples em composições gráficas. 

Além disso, esse cenário fez com que os consumidores almejassem mais imagens florais e que remetessem ao verde, como uma fonte de fuga da vida urbana em isolamento. Dessa forma, podemos chamar essa vertente de “Chamado da Natureza”.

LEMOON-Natural-Freshness–invade design

LEMOON · Natural Freshness – invade design

 

Cores

Ao tratar-se especificamente de cores, temos muito a falar. Entretanto, comentaremos aqui sobre a Cor do Ano da maior empresa no que diz respeito a cores no design gráfico, a Pantone. Todo ano há uma cor escolhida nessa categoria, sendo duas escolhidas para 2021, seriam elas o amarelo iluminado e o cinza definitivo. O casamento entre essas tonalidades visa transmitir uma mensagem de força, clareza e esperança, dialogando com a situação pandêmica e incertezas globais do momento. 

Cores do ano pantone 2021

Além disso, paleta de cores monocromáticas ou com poucas cores também é uma dos conceitos bem vistos no design. Torna-se algo quase que nostálgico criar composições em preto e branco. É como se você estivesse voltando no tempo e assistindo um filme antigo, mas com um toque de contemporaneidade que 2021 pode trazer. 

 

De Volta para o Futuro

Por fim, remetendo ao universo e programas de computadores antigos, essa tendência é caracterizada pela presença de tons de roxo ciano, magenta e amarelo, bem como de formas abstratas e desfocadas. É transmitida a sensação de nostalgia, leveza cósmica e utopia galáctica, há um toque emocional distinto. Seu uso é muito diversificado, podendo estar em diversas composições gráficas.

letters-to-remember

Álbum de estreia de Lucas & Steve, Letters to Remember 


Se interessou por alguma? Então, bora ver o que é possível fazer com esse post!

1) Adotar e seguir a tendência

Se a tendência casa com o posicionamento de marca do negócio, pode-se adotá-la, ocorrendo a troca de atualidade e conexão com o que está acontecendo no momento. Conheça sua empresa e seus clientes! Por outro lado, deve-se ter em mente que, por ser uma tendência, várias pessoas estão se apropriando e que são TEMPORAIS.

 

2) Não ir atrás da tendência

Aqui é o contrário do ponto anterior. Há a possibilidade de explorar caminhos não tão escolhidos na atualidade e arriscar ter seu próprio oceano azul! É interessante para projetos de design atemporais, com funcionalidade que funciona com o passar dos anos.

 

3) Se inspirar na tendência

A apropriação das tendências não é uma faca de dois gumes! Resgatar algumas características e montar seu próprio estilo pode tornar algo muito interessante. Um exemplo dessa reciclagem são as passarelas de moda, as quais utilizam e reformulam tendências do momento, as resgatando de uma forma inovadora.

 

Você achou esse post útil?

Conheça nosso portifólio no Behance.

Veja nosso perfil no Linkedin.

Nos siga no Instagram.

Nos contate pelo Whatsapp.

 

Leia também:

Identidade Visual é a nova moda?

Design Metamórfico: customização e tendência

Design e Cultura: como os dois se relacionam?

O que você procura?
Categorias