Com tantas variedades, tamanhos e formatos, é comum se sentir perdido ao escolher uma tipografia correta para seu negócio. Neste texto explicaremos um pouco sobre essa arte milenar, o que significa para seu negócio e a comunicação do mesmo, formas de aplicação, bem como fatores relevantes para a escolha. Confira aí abaixo!
Tipografia como identidade
A tipografia está tão presente no nosso cotidiano que quase não notamos sua importância, principalmente na identidade visual de uma marca. No entanto, basta citar nomes importantes como Coca cola ou Google para rapidamente visualizar a imagem e fonte da marca na nossa cabeça!
Isso ocorre porque o branding depende da tipografia para transmitir certas características da empresa, como por exemplo a identidade visual, personalidade e tom de voz.
Ao analisar a conhecida marca Google, vemos uma identidade minimalista, que utiliza ferramentas como as cores primárias e uma tipografia simples, sem serifa, para alcançar a maior quantidade de usuários possível. Com tantas culturas e gostos no mundo, causar um impacto positivo em muitas pessoas torna- se mais fácil ao utilizar um design de fácil engajamento e identificação, como o minimalista.
Um pouco de história
Antigamente livros e textos eram copiados e publicados a mão, podendo tomar horas para serem realizados. Em 1450, o alemão Johannes Gutenberg inventou uma das maiores ferramentas da história, a prensa. Esta imprimia e copiava qualquer texto em qualquer tamanho utilizando os tipos móveis: letras e números separados que se organizados podiam formar qualquer palavra necessária.
Dessa forma, livros como a Bíblia foram copiados em em grande escala, abrindo portas para a arte da tipografia e possibilitando acesso a leitura e conhecimento para as grandes massas.
Assim, surge o termo tipografia. Utilizando as palavras “tipo”, que vem do grego e significa marca ou impressão, e “grafia”, que significa escrita.
Pequenos detalhes fazem a diferença
Serifa é o nome técnico para os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Ela facilita a leitura de textos impressos “guiando” os olhos do leitor. Porém um detalhe muito importante! A serifa deve ser usada apenas em textos impressos, se utilizada em meios digitais, como post ou artigos web, ela pode gerar o efeito contrário, poluindo o texto e dificultando sua leitura.
Com Serifa Sem Serifa
Times New Roman Nanum Gothic
Como a tipografia pode potencializar o seu design?
Hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a essa imensidão de possibilidades e fontes, com uma variedade de tamanhos e formas. Porém, tomar esta decisão tão importante não é fácil. Com tantas variedades de fontes e formas, é normal se sentir inseguro. Esses são alguns pontos que podem favorecer o resultado:
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Alinhamento do conceito:
A interpretação das formas é uma ciência subjetiva, assim como o impacto de cada design. Por isso, é fundamental que a fonte escolhida esteja de acordo com o conceito e imagens de cada projeto. Dessa forma, a tipografia se relacionará com o teor de cada mensagem e elementos gráficos, transmitindo a informação de forma clara e impactante.
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Para utilizar fontes cursivas e estilizadas:
No caso das cursivas e fontes estilizadas, estas devem ser usadas com cautela e moderação. Porque agregam muita informação visual ao texto, elas podem saturar o conteúdo e roubar a atenção da informação principal. Sugerimos usá-las apenas em títulos e detalhes, para que sejam um toque de personalidade e não “roubar a cena” do seu design.
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Formas, formas e formas….
Estamos carecas de saber que as formas impactam na mensagem e por isso elas são tão importantes. Ao utilizar letras mais arredondadas trazemos um ar agradável a mensagem. Se a intenção é causar medo, exagere nas extremidades rígidas, como pontas agudas e fortes. Veja exemplos!
Agora sabemos o quanto o detalhe de uma fonte é importante para o branding e apresentação de uma marca.
Quer potencializar sua comunicação? Dê a devida atenção e invista em uma tipografia que esteja alinhada com os seus objetivos e conceitos, atraindo clientes e o sucesso!
Pronto para ter uma tipografia que te represente da melhor forma? Eu acredito que sim!
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