Você pode até achar que para se ter um produto de qualidade o profissional de design está apenas focado no resultado estético, porém, este é apenas um dos pontos que o designer presa ao desenvolver um produto, existem outras especificações essenciais que devem ser levadas em conta. Quer saber mais? Continue lendo.
Quais são os princípios do design?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes no que vão gastar seu tempo e dinheiro, com a pandemia isso se intensificou, se adequar a esta nova onda de consumidores é de grande importância para que um produto tenha aceitação e aderência no mercado inserido, por este motivo investir em produtos customizados é fator determinante do sucesso de um produto.
Achar que para se obter um produto de alta qualidade está atrelado apenas a criatividade é um pensamento ultrapassado, atualmente, os profissionais deste ramo levam em consideração a praticidade, ergonomia e estética do item a ser produzido, o motivo é que o mercado que estamos inseridos é caracterizado pelo consumismo desenfreado, ter um produto que tenha uma função visível ao consumidor, ergonomia adequada e um design que comunique o que a marca deseja transmitir, faz grande diferença para que este produto se destaque.
Praticidade
Se um produto não é prático ele dificilmente terá evidência no mercado, consequentemente não irá trazer lucro de forma continua a empresa. Para se desenvolver um produto prático é necessário que se faça um estudo sobre quem são os usuários destinados, suas necessidades e como essas informações se intersectam com a mensagem que a marca quer transmitir.
No mundo hipermoderno em que vivemos, constantemente estamos lutando contra o tempo, na hora de escolher um produto este fato tem grande peso, o consumidor necessita de um item pratico, que seja de fácil manuseio, que não tenha a necessidade de quebrar cabeça para poder usufruir do produto.
Ergonomia
Aplicar os princípios ergonômicos no design de produtos é essencial, pois são com estes princípios que será analisado diversos fatores, tais como, prevenção dos riscos por mal funcionamento, redução de acidentes, redução de custos e diminuição de acidentes, obtendo estas informações na hora do desenvolvimento do produto, a satisfação do usuário é obtida com mais facilidade. Para a criação de uma ergonomia perfeita, é necessário conhecimentos sobre engenharia, tecnologia e design, assim usuário vai alcançar suas metas especificas ao utilizar o item.
Os papeis tradicionais da ergonomia no desenvolvimento de produtos são a aplicação de testes e validações de modelos e protótipo, estudo da interface do usuário com o produto e a identificação das necessidades do consumidor. A tecnologia usada para criar a ergonomia do item desenvolvido, deve ser estudada cautelosamente para que haja sucesso a longo prazo nas vendas.
Estética
Para atingir o público alvo desejado é necessário que se desenvolva um produto atraente para este consumidor, a criatividade e o estudo do mercado em que a marca está inserida são fatores que vão andar juntos na criação de uma estética agradável, personalizar o produto fará com que ele se destaque e chame mais atenção. É com uma estética única que o consumidor irá se sentir impulsionado a comprar um produto.
Com uma estética feita a base de conceitos e estudos aprofundados, a chance de que este item tenha fácil aderência no mercado é certeira, pois um bom designer é aquele que consegue juntar as intenções da marca e características do produto com estudos sobre design. O fundamento teórico é essencial para alcançar os objetivos que a empresa quer alcançar com o produto.
Desenvolver um design único para o seu produto é uma estratégia que irá trazer muitos resultados a curto e longo prazo, o que está faltando para você aderir a esta estratégia? Chame a gente para fazer um orçamento!
Gostou? conheça mais a Inventório:
Conheça nosso portifólio no Behance.
Veja nosso perfil no Linkedin.
Nos siga no Instagram.
Nos contate pelo Whatsapp.