Se você tem uma marca, esse texto deve ser levado a sério. É verdade que a administração e o marketing estão repletos de termos estrangeiros e que muitos mais parecem uma moda passageira. Mas não é o caso das estratégias de branding, já que essa gestão da marca repercute diretamente nos resultados. Você pode se dar ao luxo de dispensar essa necessidade? Certamente, não. Não perca nenhuma parte do texto porque está aí tudo o que você precisa saber! Bora lá?
Vamos entender?
Pode ser um pouco difícil, de cara, entender o que é Branding. Você pode até ter uma ideia, mas fica inseguro quanto ao que acredita, ou até mesmo têm lacunas no seu conhecimento que você não saiba. Por isso estamos aqui! =)
Marcos Hiller, em seu livro Branding, a arte de consumir marcas, afirma que “[…] ao nosso ver, significa criar formas poderosas de comunicação capazes de transmitir ao consumidor e aos demais públicos estratégicos a imagem desejada pela marca. E imagem que não espelha identidade, como ensina a teoria e comprova a prática, é cilada, Marcas que comunicam o que não são capazes de entregar estão com os dias contados”.
Portanto, trata-se da gestão da marca.
Estamos em um ambiente o qual é difícil de digerir as coisas por tamanha quantidade de informação e propaganda, e esse bombardeio faz com que apenas poucas coisas sejam de fato percebidas e compreendidas pelo público. É o paradigma do excesso e da escassez.
Então, como se destacar nesse bombardeio?
Tem uma série de fatores relevantes para isso.
Entretanto, fica claro como a criação de valor deve ir além do produto. É sobre ter uma marca a qual dialoga quem ela é com o público de maneira desejada e honesta, ao mesmo tempo.
Trata-se da comunicação estratégica para atingir as pessoas certas através de sensações e percepções.
Lembrando que não há marca que se torne viva junto ao seu público sem estratégia. Assim, falamos sobre estratégias de branding!
Na mente do consumidor
É provável que você já tenha ouvido falar em Identidade Visual, e de cara avisamos que se trata de algo diferente, mas conectado!
Esse trata-se de como a marca é apresentada visualmente, enquanto o branding engloba tudo: identidade visual, logotipo, personalidade, tom de voz, missão, valores, posicionamento… é o DNA da marca!
Tudo isso visa criar uma relação positiva com o consumidor, por meio de identificação e memória.
Objetiva-se significar mais do que um produto ou serviço, e sim uma marca, que deve ser lembrada, isto é, estar na mente do consumidor!
Mas, quem é a sua marca?
A linguagem verbal com seu público é de extrema importância, todavia é negligenciada por muitas empresas ou marcas pessoais. A minoria dessas não criam estratégias para isso.
E o nosso recado é: faça o que a maioria não faz! Não limite seus diferenciais a uma guerra de preço, pois é no processo de encantamento de clientes em que se obtêm diferenciais realmente competitivos.
Segundo a Harvard Business Review, 64% dos consumidores elegem os valores compartilhados como a principal razão para se relacionar com uma marca.
Portanto, uma marca precisa de expressar para criar relacionamentos. Só mostrando quem ela é, que pode gerar identificação, humanidade e conexão, de fato.
Vale ressaltar que se posicionar não quer dizer entrar em assuntos polêmicos, mas sim mostrar sua personalidade!
O que você está fazendo para conquistar admiradores além do seu produto ou serviço?
Importância interna
Que tal olhar para dentro do seu negócio agora?
Faça com que os colaboradores virem embaixadores de sua marca, os próprios advogados de defesa.
O branding também dialoga com a cultura empresarial, portanto, essa deve ser clara, assim como os valores, que precisam estar vivos o tempo todo. Você lembra que já mencionamos que a marca deve transmitir quem ela realmente é? Então!
Dessa forma, a empresa também ganha o coração de quem deseja trabalhar ali e dos que já estão no time. Vamos valorizar esse pessoal e contribuir para sua experiência positiva?
E como tudo o que falamos, necessita de estratégia!
Tal é o comportamento de uma marca forte.
E se eu já tenho?
Muito bacana que você já se comprometeu com a gestão da sua marca!
Lembre-se de estar constantemente alinhando seu branding com as mudanças da empresa e do ambiente o qual ela está inserida.
Leia também nosso texto: Você precisa de um redesign?.
Gostei, quero!
Aconselhamos você a procurar algum profissional sério para não cair em armadilhas de logotipo ou somente identidade visual.
Falamos um pouco sobre isso aqui: Transformações no Design e no Mundo.
Mas, se você leu até aqui, imagino que já seja um gestor exigente para compreender o que precisa e é bom para sua marca.
Lembre-se: Seu Negócio Precisa de Design Gráfico para ter Sucesso.
Vamos fazer seu Branding?
Conheça nosso portifólio no Behance.
Veja nosso perfil no Linkedin.
Nos siga no Instagram.
Nos contate pelo Whatsapp.
Leia também:
Identidade Visual é a nova moda?